sábado, 5 de novembro de 2011

Maquiando na ópera La Bohème

Olá pessoal!
Tudo bem com vocês?!

Sei que ando bem sumida, mas por um excelente motivo: estive trabalhando nos bastidores da ópera La Bohème, no Palácio das Artes, aqui em Belo Horizonte. Foi uma experiência incrível, maravilhosa! Trabalho único, o qual jamais vou me esquecer!..

Fiz um trabalho um pouco diferente nessa ópera, já que não maquiei mulheres, e sim homens. Sim, homens!!! Foi uma maquiagem artística; mas dentro da vertente artística, uma maquiagem simples, pois na história dessa ópera de Giacomo Puccini, os personagens são simples, gente comum, e não nórdicos, ou ricos, como na maioria delas. Portanto tinha que ser uma maquiagem simples, mas que pudesse aparecer para a platéia, entedem?

Maquiei dois tenores querídissimos: César Gutierrez (colombiano) e Marcos Paulo (brasileiro/RJ). Os dois, sempre uns amores comigo, amei trabalhar com eles...! A maquiagem que fazia era sempre a mesma, vamos aos passos:

- limpeza e hidratação da pele;
- aplicação de primer em todo o rosto;
- cobertura da pele com pan cake, de acordo com a tonalidade da pele de cada um;
-aplicação de uma pincelada de pó translúcido;
- marcação ou sombreamento das têmporas até abaixo do osso das maçãs com um pó marrom ou bronzeador opaco, afunilamento das laterais do nariz com o mesmo pó marrom e escurecimento da área do queixo. Toda essa marcação é especial para palco;
- o próximo passo era contornar os olhos, fazendo uma delineação com lápis marrom, tanto nos cílios inferiores, quanto nos cílios superiores, sem colorir a linha d`água;
- preenchimento da sombrancelha com sombra marrom ou preta, dependendo da coloração de cada uma;
- e por último, a aplicação de um batom bem cor de boca, fazendo uso de pincel apropriado.

Fiz uma sequência de fotos da maquiagem que fazia todos os dias no tenor César Gutierrez, que me permitiu gentilmente, colocá-las no blog. Vamos às fotos e vocês terão uma idéia de como tudo funcionava:


Fazendo a limpeza e tonificação da pele

Aplicando o pan cake com esponja umedecida

pele preparada com primer, pan cake e pó translúcido

marcação das têmporas às maçãs com pó compacto marrom

marcação dos olhos com lápis marrom

preenchimento dos lábios com batom cor de boca

Resultado final da maquiagem masculina para esta ópera

O tenor César tem a pele morena. Já o tenor Marcos Paulo, tem a pele bem clara. Não tive a oportunidade de fazer uma sequência de fotos da maquiagem do Marcos, mas tenho algumas fotos dele, que podem mostrar a mesma maquiagem que fiz no César, pra vocês verem como funciona a mesma em tonalidades de pele diferentes:



marcação da lateral do nariz


resultado final da maquiagem masculina para esta ópera


Bem gente, por hoje é isto. Virei num próximo post mostrando a maquiagem de uma soprano, feita por meu colega. Uma maquiagem linda!

Espero que tenham gostado do post de hoje!
Até a próxima.

Beijos,
Débora